domingo, 16 de março de 2008

IDentidade


A idéia desse trabalho é de fazer uma fotomontagem interativa, onde a pessoa pode criar uma diversidade de rostos para uma mesma pessoa. O objetivo era mostrar como uma simples mudança (no caso da foto, virar os pedaços da montagem) influencia muito na identidade da pessoa, e ao mesmo tempo questionar ao público: "quem de fato você é?"

Grupo: Antonio, Pamela e Ianah - Cinema de Animação.

Lembranças de Criança



sexta-feira, 14 de março de 2008

Da Terra




Fotos tiradas em Araçoiaba, interior de Pernambuco. Mostra a simplicidade do homem do campo em seu ambiente natural.


Maria Lizete - 2º período de Fotografia.

domingo, 9 de março de 2008

diva


a idéia da instalação casou com a vontade da modelo das fotos, Ana de Hollywood, de fazer um ensaio que remetesse às antigas divas. Achamos que nada mais apropriado do que criar uma espécie de calçada da fama, algo que traria um pouco de divindade ao chão que pisamos.

Renata Clara/Fabíola Melo/Vinicius Meireles
2º período - fotografia

Mãe e filho



Esta foto foi tirada a mais ou menos uns 2 anos, com o meu próprio celular na época, foi eu mesma quem tirou...a foto foi feita em um quarto, na residencia de minha mãe, em um dia como todos os outros,com luz natural e levemente melhorada no photoshop.Ela passa o que realmente uma mãe quer para com o filho, protege-lo, acarinha-lo. ama-lo....todos os sentimentos bons que uma mãe pode dar e deseja a seu filho.

Material exposto na AESO : Foto sobre papel reciclado em tamanho 4.

Kátia Godoy, Cinema de Animação.

quinta-feira, 6 de março de 2008

PINHOLE


Partindo da idéia da câmera pinhole, podemos construir um aparato muito interesante. Trata-se de uma câmera escura com visor interno que nos permite encontrar o foco ideal e alterar a imagem projetada em seu enquadramento, como uma tele objetiva zoom.

Este tipo de câmera não é feito para se fotografar. Sua finalidade é a de nos possibilitar uma visão da imagem produzida lá dentro.


Adorei participar desse projeto experimental que, manifestou em cada um de nós ,um ser criativo e capacitado para grandes desafios.


Parabéns Ghustavo.

Jesuel Santana/aluno do 1° per. de fotografia.



Se liga!





A partir de uma brincadeira de criança, tivemos a idéia de fazer um trabalho criativo e ligado à publicidade e propaganda. O resultado foi satisfatório para o grupo, esperamos que vocês também tenham gostado.

Publicidade - 1º Período
grupo: Pedro, Eduardo, Neto, Italo e Túlio

quarta-feira, 5 de março de 2008

Ando pelo mundo prestando atenção em cores

Podemos, somente com a cor, modificar a energia física ou alterar o estado emocional de um indivíduo. Por exemplo, uma pessoa que é triste ou depressiva tem tendência a usar cores escuras como preto, cinza. O verde transmite tranquilidade e harmonia e é usado nos hospitais para ajudar na recuperação de seus pacientes. Quando se quer chamar atenção usa-se vermelho, laranja e derivados. Branco simboliza paz. Utilizar cores num processo de comunicação visual garante a absorção de idéias referentes ao contexto no qual está inserida.
Gabriela Oliveira
Tatiana Luna
Carolina Torres
Design gráfico






As mãos...e como elas são assossiadas ao seu trabalho.

por:Pedro Melo Monteiro

Meu Pé Direito


Olá amigos. A idéia para este trabalho surgiu a partir de um interesse em observar a rotina de alguém a partir de seu pé. O que se buscou aqui foi um exercício imaginativo-criativo utilizando-se uma câmera bastante simples de modo a manter o espírito da coisa, como algo bem acessível e que possa talvez, gerar um interesse dos observadores por também criarem suas futuras experiências.

terça-feira, 4 de março de 2008

Parabéns e Orientação!:)


Queridos alunos,
Estamos ainda em processo de cosntrução, mas o Projeto está muito legal! O coletivo está de parabéns!:) Muito bom mesmo! Fico contente com os resultados e lembrando que por ser o primeiro, estamos apenas dando início a todo um processo de trans.formação. A idéia é fomentar o pensamento da produção cooperativada e coletiva, de auto-organização e co-formação.

Lembro que esta atividade apesar de artística e libertária, tem em sua essência um objetivo acadêmico, neste caso, de motivar a criatividade e o pensamento filosófico de cada um de vocês, tendo a fotografia como elemento básico.
Através desta ação, vocês já estão construindo a "nota" de vocês. Portanto, o exercício sugerido, além da produção pessoal, é também o visitação às obras dos colegas, dialogando sobre o conceito e intençaõ de cada um em relação `a sua criação. O evento será um dos temas da prova que está por vir.
Posteriores informações acontecerão no dia-a-dia...;) Mais uma vez parabéns para vocês! É necessário que cada um faça um registro próprio da sua exposição e construa um blog pessoal ou em grupo. Este blog será usado também como objeto dentro da proposta de uma avaliação integrada.

Forte abraço,

Ghuga Távora

meu primeiro contato

Alo pessoal

Vamos dar gas nesa nova investida, divulgando nossos trabalhos.

Parabens Ghuga

Luciano

LATA


Esse projeto tem como objetivo mostrar que o lixo de uns, é arte para outros.
A idéia principal é a lata. Todas as fotos foram tiradas com pinholes (para quem não sabe, é uma máquina fotográfica artesanal) feitas com latas de refrigerante. Além disso, se você reparar na exposição, todas as fotografias são de latas. Eu brinquei com o "imaginar lata" onde se você reparar, um avião ou um carro nada mas é que uma lata; por isso em algumas fotos a lata em si não está muito evidente, e sim tais objetos. E por fim, as fotos foram todas coladas em latas (que são as mesmas das fotos)
A princípio seria uma dupla, eu (Fellipe) e a Cyntia (ambos estudantes do 1º período matutino de fotografia), porém, soube a poucos minutos atras que ela vai trancar a faculdade.
Acho nada mais justo que citar aqui o nome dela, pois ela colaborou bastante para a criação desse trabalho. Dê uma olhada no nosso trabalho, e veja o encanto da fotografia tirada, feita, e exposta no "lixo".

segunda-feira, 3 de março de 2008

Conserve a natureza morta


A proposta é jogar ironicamente com os conceitos de preservação, vida e morte; não da natureza, mas, da possível imagem que pretendemos dela. Um pombo morto. A sombra de duas mãos. A morte. Ou o anjo dela. Dedos de uma mão -viva? A imagem conserva a idéia? Ou, a idéia concebeu a imagem? A embalagem guarda as duas: imagem e idéia. Libertem a idéia. Façam a imagem multiplicar-se em interpretações. Isto é só uma brincadeira. Assim como a própria vida.

Medo - "Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa"





Olá Pessoas, me chamo Chris Acioli e faço parta da turma do 1ª período de Design AESO Barros Melo.
Hoje vim fazer um rápido comentário a respeito do material que será exibido por mim na primeira mostra do Projeto Caosulo Imagético.

O meu projeto tem como base o “Medo”.
Algo que vivemos constantemente...
Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. O medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo é um pensamento e você tem medo dos seus próprios pensamentos.

Portanto, pensar em coisas indesejadas faz parte do processo normal de avaliação que fazemos da situação ou do ambiente em que nos encontramos, em partícula, quando é algo novo ou tem elementos novos. As direções negativas nos indicam o que não deve ser feito, o que não conduz aos objetivos ou conduz a conseqüências e efeitos colaterais indesejados.

Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa...
Por Chris Acioli

Noite dos Tambores Silenciosos




Cartaz para exposição de fotos da Noite dos Tambores Silenciosos (Carnaval 2008) na Aeso.


Por Osmário Marques.


Curso: Fotografia

2º período, manhã
Trabalho feito no Mercado de São José com o intuito de expor as cores e contrastes da cultura nordestina que escondem-se no corre-corre no dia-a-dia. Contando com o apoio dos comerciantes do local, fizemos 500 fotos das quais 35 serão apresentadas ao público.
Orientado por Ghustavo Távora, professor de fotografia da Faculdade AESO - Barros Melo.

tV-se


clichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichêclichê

PROJETO BATO FOTO - MATADOURO


PROJETO BATO FOTO
Ana Cristina Cavalcanti
Cyane Pacheco
Júlio Rangel
Sandra Becker Gil Rodrigues



Através da fotografia e instalação, expor imagens de horror e delicadeza relacionadas à vida dos homens e suas práticas. Provocar reflexão sobre os limites e transgressões no mundo contemporâneo. Inquietar e possibilitar uma interação do expectador, através do jogo de palavras usadas para definir aqueles que não são profissionais (assim como aqueles que não matam, mas devoram o produto). Utilizar a linguagem conhecida para acrescentar à foto o ponto a ser atingido: a responsabilidade sobre a morte e a tortura impostas pelo homem.
A singularidade consiste na ousada idéia de reunir fotógrafos profissionais, professores de fotografia e alunos com variados níveis de experiência com fotografia (teórico e prático) em uma mostra que contemplará alunos de outras áreas, profissionais ou não, funcionários da instituição acadêmica AESO e outros.
A dinâmica e o estímulo resultantes desse projeto estendem-se e desdobram-se como forma de exercício do olhar e da sensibilidade, da curiosidade pela técnica e intimidade com a fotografia e do uso inteligente do papel da faculdade como formadora de profissionais desde o início do processo de ensino. Criar a interatividade entre o espectador e o horror representado em imagens e objetos.

domingo, 2 de março de 2008

"Lúdico" por Leodomiro R.C. Neto




Lúdico
Por Leodomiro R. C. Neto


Vem brincar! Deixar o tempo passar e levar uma pipa, ser café-com-leite do mundo real, correr, suar, escorregar, cair e rir, rir muito. Esquecer as desavenças, compartilhar as alegrias... Lembrar que podemos nos divertir mais, que a magia lúdica nos faz pessoas melhores... Registrar os momentos de felicidade, marcantes, inocentes e empolgantes.

As lentes fotográficas que percorreram três anos de fantasia, asseguradas pelo conhecimento analógico, trouxeram um resultado curioso: a brincadeira se transformou em trabalho, assim como a sua também pode ser.

Na intenção de renovar valores e resgatar o sentimento lúdico, aqui estão as fotografias, sem manipulação digital, sem amarras, sem fronteiras. Seja bem vindo!

Texto Natalia Pinho

sábado, 1 de março de 2008

Mostra de AudioVisual [Pedro Severien]


OPENAIR AESO/Barros Melo.


No caso do curso de animação, todos os trabalhos envolvem fotografia de alguma maneira. Aqui tenho algumas sugestões de trabalhos a serem incluídos:

1- Seleção das primeiras produções da turma de Cinema de Animação (Auto-Retratos e Planos Seqüência)

2- Videoclipes "Carnaval Inesquecível na Cidade Alta" e "Laura Bush tem um senhor problema" da banda Mundo Livre S/A - Esses dois trabalhos são de minha autoria e tiveram o apoio da Aeso para produção.

3- Videoclipe "Formato Cereja", da Plástico Lunar. Também de minha autoria. É uma banda de Aracaju muito legal.Sugiro que essa mostra seja na quinta, pois alunos de animação estão comigo na aula de linguagem e assim poderia levá-los à exibição de seus filmes.

Abraço,


Pedro Severien



Recife Mostra Lomo & Mercados do Recife


Lomografia: O encontro do caos com a fotografiaA lomografia é um tipo de fotografia experimental, analógica, queexplora a captura de imagens por câmeras precárias e a utilização detécnicas não tradicionais para revelação dos filmes. É uma fotografiamais aberta ao mistério, que não pretende capturar de forma fiel oreal, e sim criar, inventar seu próprio real.
Com: Coletivo RML - Larissa Alves, Damião Santana, Renata Roberta eRicardo Moura

Quarta-feira 5/março

21h

Local AESO

Sala Cine Teatro


A fotografia do livro Mercados do Recife - O processo fotográfico de um livro que documenta os principaismercados do Recife.

Com: Damião Santana

Quarta-feira 5/março

21:40hLocal AESO

Sala Cine Teatro

Contato: 81 3442.4955 / 9147.9180